quarta-feira, 22 de junho de 2011

Discurso da formatura do 9º Ano

Antes que leiam o discuro, apenas vou pedir desculpas porque ele ficou uma bosta. Eu sei que esperavam mais de mim, porém me deixei levar pela emoção!

"Prezados professores, senhoras e senhores, queridos amigos formandos, boa-noite.

Mais um ano se passou e tanta coisa aconteceu. Coisas que nos fizeram mudar, crescer e amadurecer. Que nos fizeram enxergar aspectos diferentes. Que mudaram nossa opinião e nos fizeram a cada dia sermos melhores pessoas. E é claro que nunca vamos esquecer os bordões, macetinhos, musiquinhas toscas que nós aprendemos e cantamos. Claro que tudo isso foi para nosso aprendizado. Demos muitas risadas e ficamos muito bravos, pois “Resolve esse daqui pra mim!”.

Os bordões, como todos sabem, são frases que nossos professores adoram dizer e que geralmente são faladas todos os dias. Por exemplo, o Nixon, que adora falar: “Resolve esse daqui pra mim!” e “Suponha que o cara ponha isso daqui na prova.”. São duas frases que os alunos temem, pois sempre vem aquele exercício com várias pegadinhas que temos que resolver, mas quando o Nixon resolve, se torna a coisa mais fácil do mundo. “Francamente...” já diria Nixon. E ele também adora dizer: “Você tem que olhar e entender o que você está fazendo!”. Porque... como ele diria... “Senão, você vai cai do cavalo”. Mas, temos macetinhos que vamos lembrar pelo resto de nossas vidas como: “Não mexo no Kelvin...” ou então: “Não mexo no Fahrenheit...”, “Cátion-Ânion...”. Sabemos que o professor Marcus é um cara que todos amam. Um grande amigo, um cara que tem um coração enorme, que, mesmo sendo velhinho e careca, é um cara que todos amam e respeitam, uma pessoa que as pessoas olham com admiração. Um professor diferente de qualquer outro... Por ser um cara descontraído, brincalhão, mas também um ótimo professor!

Musiquinhas toscas inventadas pelo nosso professor super-herói. Ou melhor... Super-Gogó, professor William. Nosso amigão. Ele, ao contrário do Marcão, é uma pessoa zuada, feia, tenebrosa, que tem o gogó mais gigante de todos... Mas ele é o William. Um grande professor que inventava os macetes mais toscos. Um cara que também é querido por todos, que conta as piadas mais sem graça! Mas ele é um dos nossos melhores professores! Um professor que faz de tudo para que aprendamos, e que fez de tudo para que tudo ficasse claro! Não podemos nos esquecer da professora Madalena, pois foi a nossa excelente professora de português. Sempre fez de tudo para que nós aprendêssemos. E nós aprendemos. Tanto que o discurso não seria tão bom, pois ela nos ensinou muita coisa e explicou cada detalhe para que não ficasse nada em aberto e que a cada dia nós melhorássemos nosso português. E é claro, me inspirou para fazer este discurso. Uma professora que conquistou seu espaço, e que certamente será lembrada pelo seu olhar cativante! Quanto à professora Ivânia, que pode não ter inventado musiquinhas, macetes, mas que ensinou coisas importantes e que nos cansou com tantos exercícios, de milhões de folhinhas, que ela passou e nos deixaram completamente exaustos! Mas uma professora muito gente boa, que também conquistou seu espaço e que vamos lembrá-la como uma ótima professora que é.

Professora Marta, nossa coordenadora, também teve um papel importante na nossa jornada este ano. Que nos ensinou a sermos melhores pessoas, não só hoje, mas para o resto de nossas vidas. Uma pessoa que sempre zelou por nós. Que sempre tentou fazer o melhor para que pudéssemos ter um ano tranqüilo. Passou atividades de grande importância para descobrirmos coisas novas e sairmos da mesmice. Professor Vanderlei Alves, o grande Alvão... É grande não só pela barriga, mas por ser um grande amigo. Como ele diz nas aulas, sabemos que ele não gosta de mentira, cagüetagem e traíragem. Ele está entre os mais carecas da escola! Um cara amigo, mesmo sendo bem velho, bem careca, bem gordo... É um cara que todos admiram. E que já viajou para tantos lugares, que rodou o mundo! Professora Viviane, que nos deu os trabalhos mais divertidos e mais animados! A matéria mais divertida, pois quem não gosta de usar o computador? Uma pessoa super animada e divertida, e que sempre foi muito amiga e esteve ao nosso lado por tanto tempo. Professora Heloisa, que sempre será nossa querida professora Helô! Nunca vamos esquecer de suas aulas, que sempre foram dinâmicas, engraçadas, divertidas, além de suas histórias, explicações magníficas que nos fazem refletir sobre o mundo moderno e ,além disso, não vamos esquecer de suas peripécias.

Professor Pedro é um cara muito emotivo. Não nos esqueceremos de suas explicações, aulas tranqüilas e suas traduções zoadas. Ele é um grande amigo e também uma grande pessoa. Tem um jeito descontraído, sério e está começando a ficar careca. Muito careca. E os professor Marcus e o professor Alves não podem falar nada, porque estão piores! Professora Elisana, que sempre foi muito amiga. Suas aulas divertidas que passam muito rápido, suas explicações sobre a arte e que nos fizeram conhecer um pouco mais sobre o imenso mundo da arte. Uma professora que sempre esteve ao nosso lado, que sempre permaneceu ao nosso lado para tudo. Professor Borjão, uma pessoa um tanto quanto violenta, mas gente boa. Violento no bom sentido, é claro! Seus trabalhos que foram um tormento para fazer, porém... fizemos, com muito esforço! Ficou conhecido por uma pequena parte dos alunos como Queixo Rubro!

Professor Miro, uma pessoa que conhecemos esse ano, mas que não deu aula para a gente. Ele parece ser uma pessoa super tranqüila e legal, que, assim como todos os outros, é uma pessoa inteligente, amiga, e um grande professor!

Mas além dos professores, nós, alunos, fazemos parte deste discurso. Nossas zoadas, brincadeiras toscas, brigas, peripécias... Tudo! Tudo valeu a pena. Foi um ano inesquecível. Nossas brincadeiras toscas se resumem a imitações de nossos amigos e professores, frases como “o silêncio é uma dádiva!” ou “acalma essa barriga” e recadinhos no canto da lousa foram marcantes... E há aquelas pessoas que não vão se esquecer do armário... algo tão importante na vida delas. E é claro, das nossas brincadeiras toscas, que vamos lembrar para o resto de nossas vidas, que vamos rir muito só de lembrar!

Nunca vamos nos esquecer do cafezinho dos professores que parecia ser alterado geneticamente. O Nixon, por exemplo, quando entrava na sala com os seus cafezinhos, era certeza de palhaçada, ou seja, ele se superava e passava os exercícios mais difíceis já existentes. Aqueles exercícios que só de lembrar, já assustam!

Sabemos que há muitas pessoas que vão sair desta escola. Vão traçar seus objetivos em outros lugares e fazer novas amizades. Assim como nós nunca vamos esquecê-los, tenho certeza de que eles também não nos esquecerão.

Para finalizar... Quero dizer que a colação de grau não é apenas uma festa. E sim um momento para nós pararmos e pensarmos se todos os nossos objetivos foram alcançados e se estamos mesmo prontos para o novo ano. E refletir se houve uma melhora desde o início deste ano, se cumprimos com nossas obrigações, se fizemos menos bagunça e se perdemos o medo. Nossos pais sempre fizeram de tudo para que estivéssemos aqui, então temos que agradecer a eles por tudo isso. O colegial vai ser muito diferente. Todos nós sabemos disso. Mas desde sempre fomos preparados para esse momento. E a hora chegou. Temos que a cada dia alcançar nossos objetivos e sermos a cada dia melhores, pois lá na frente, isso nos ajudará em provas, vestibulares e monografias, coisas que todos temem! E se há melhor hora para mudarmos de comportamento, é agora! Para sermos adultos preparados, disciplinados e qualificados! E, também, nunca podemos nos esquecer de nossas amizades, das pessoas que convivemos por um ou por vários anos. Pessoas que foram importantes para que chegássemos aqui. Uma harmonia que nos inspirou a melhorar a cada dia. A amizade é uma coisa tão importante, mas é difícil de descrever. Todos sabem que nossos amigos são nossa segunda família, e que sem eles tudo ficaria mais difícil. São eles que às vezes nos compreendem. Espero que cada dia nossa amizade cresça e que nós sempre estejamos juntos para tudo, que haja uma harmonia tão grande que causará inveja. Mas, além de tudo, entender que a amizade é uma coisa que deve existir sempre, que tenhamos laços fortes para sempre poder contar com pessoas queridas e que representam muita coisa na nossa vida.

Muito obrigado!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário